segunda-feira, 14 de maio de 2012

ESTOU RICO! ALELUIA!

    Quando menos esperava, fiquei rico.
    Sem jogar na Santa Casa, sem vigarizar ninguém, sem ingressar na política, sem ser empossado como presidente , director geral, ou CEO de qualquer grande empresa, embora esteja desconfiado que  para tal teria qualificação equivalente a alguns que estão nesses cargos, enfim sem me sentar num cadeirão de qualquer empresa pública ou parceria público-privada, vi os meus rendimentos atingirem um valor que excede as mais optimistas expectativas.
    E não fui só eu felizmente. Fomos imensos portugueses, que na vertigem da informação que nos bombardeia diariamente já tínhamos esquecido promessas pós-eleitorais dos nossos queridos governantes.
    Tudo aconteceu no dia 1 de Maio.
     Até 30 de Abril tudo corria, como se nada estivesse para acontecer.
     Pensa que estou a gozar com o pagode ou que o sol dos últimos dias me fez mal à zona sub-capilar superior? Então tire a prova: Vá a uma consulta ao Centro de Saúde ou a uma Urgência Hospitalar. Se não pagar taxa moderadora, esqueça: ainda não atingiu o limiar da riqueza. Se for notificado do débito de uma importância relativa à taxa que terá de pagar, parabéns, está rico! Não precisa de favores do Estado. Você paga nos seus impostos (ou devia pagar) os serviços que o Estado diz disponibilizar aos cidadãos (neste caso chama-nos utentes). Mas o Estado só disponibiliza plenamente os Serviços para os pobres. Os ricos, que ganham mensalmente 628,83€ (seiscentos e vinte e oito euro e oitenta e três cêntimos) por mês, dado o seu elevado nível salarial ou de pensões, se
quiserem saúde, paguem-na outra vez, que a Saúde está cara e há alguns que dizem que trabalham lá, que  levam para casa largas dezenas de salários dos ricos.
   Não sejamos ingratos! Agradeçamos aos nossos governantes a legislação que nos transformou num país com um número de ricos invejável, face a uma Europa e ao Mundo que nos consideravam um bando de indigentes.
    Agora podemos exibir orgulhosamente a nossa riqueza e a grandeza humana de quem nos levou a este nível!
   Uma dúvida, só, ensombra o meu regozijo: gosto das coisas bem definidas, mas não estou a atinar com a designação que devo dar aos antigos ricos! Aqueles com fortunas, como diria o meu amigo Ambrósio, das antigas...

    «Até 30 de Abril de 2012, presumem-se isentos do pagamento de taxas moderadoras os utentes que se encontrem registados como isentos no Registo Nacional de utentes (RNU) de 31 de Dezembro de 2011. Para regularizar a situação, deve ser apresentado meio comprovativo até 31 de Março de 2012.».


Setúbal, 14 de Maio de 2012

Paulo Eusébio

Sem comentários:

Enviar um comentário